sábado, 4 de julho de 2009

Linda em qualquer idade

O segredo para fazer a elegância resistir à prova do tempo é acertar na escolha das modelagens, cores e tecidos mais indicados para cada fase da vida. A mesma regra vale para os cortes de cabelo, maquiagem e cuidados com a pele. Aproveite as dicas de MANEQUIM e fique sempre maravilhosa.


Luciana Rocha/UOL AFP

MAIS BARATO

Temporada de liquidações traz roupas e objetos para casa

VALORIZE SEU CORPO COM A ROUPA CERTA

MODA

Ninguém nasce com estilo, mas com determinada carga genética. O corpo pode ter as formas de um triângulo ou um retângulo, parecer uma pêra ou mesmo um palito.

Mas há sempre uma roupa, uma cor, um tecido adequado a cada tipo físico. “Quem entende a própria silhueta consegue um efeito milagroso. Há sempre uma roupa que deixa a mulher bem-vestida, independentemente de estar ou não em dia com a dieta e a malhação”, diz a consultora de imagem, Carla Martinho.
“Para disfarçar a barriga, chame a atenção para os ombros e evite blusas e casacos soltos”

A lógica é sempre a mesma: esconder os defeitos e ressaltar as qualidades. Para lhe ajudar, preparamos algumas dicas do que é recomendado e o que deveria ser proibido para cada tipo de corpo, segundo Carla Martinho.

Roupa certa para cada tipo físico


- Corpo Retângulo

- Corpo Oval/Redondo

- Corpo Triângulo Invertido

- Corpo Triângulo

- Corpo Ampulheta

Retângulo
As mulheres com esse tipo físico, são mulheres cujos ombros, cintura e os quadris estão na mesma medida, portanto, elas precisam necessariamente criar uma cintura.



O que ajuda?

- Casacos e Jaquetas com pences, que deixam a roupa mais fina na cintura;

- Calças sem pregas, para não causar mais volume na cintura;

- Calças com cortes retos e afunilados, ou até com a boca um pouco mais larga;

- Cinto ou Faixas sobre a roupa (as faixas e gravatas estão em alta). Dê preferência para cores escuras, já que estas emagrecem. Porém, se tiver um pouco de barriga, prefira não usa-los.

- Blazer: procure aqueles com cintos no mesmo tecido, ou também, aqueles que tenham pences, de modo a ficarem acinturados.

- Use cintos da mesma cor da calça, em tom escuro, já que isso dá uma impressão visual de que a cintura diminuiu.

- Procure chamar a atenção para o colo, desviando a atenção da cintura. Use e abuse de decotes, brincos, colares. Os melhores decotes são os em formato “V”, “U” ou canoa.

- Uma boa sugestão para quem gosta de saias, são as evasês (que estão na moda), ou saias curtas (que virão forte nessa estação).

- Para quem gosta, o corselete também é ótimo, já que ele ajuda a esculpir curvas, afinando a cintura.


Evite

- Camisas ou Blazers de corte quadrado e largo;

- Gola alta, já que faz o colo ficar totalmente coberto, deixando a silhueta ainda mais pesada;

- Jaquetas curtas;

- Vestido de corte reto;

- Saia justa e afunilada;

Oval/Redondo

Para mulheres com esse tipo físico, é mais difícil transformá-las nas formas do tipo físico “Ampulheta”. Podemos então, explorar as pernas, chamar a atenção para o torso através de decotes, tentar estender os ombros e ainda tentar diminuir os quadris.



O que ajuda?

- Frente única ou vestido de cava americana, ajuda a diminuir os ombros, criando uma ilusão de um quadril maior;

- Calças de cintura baixa, mas não justas;

- Saias evasê, rodadas ou retas;

- Cores escuras na parte de cima;

- Regatas de alça fina;

- Blusas modelo cachê-coeur;

- Calças com volume, por meio de pregas ou tipo pantalona


Evite

- Calça muito sequinha, sem nenhum volume, prega ou pence;

- Calça jeans muito sequinha, prefira as de número maior que o seu, apertada por cinto, já - que isso cria volume no quadril.

- Ombreiras

- Blusas de tecido volumoso com muitos detalhes na altura do busto, ou de linhas horizontais;

- Saias e vestidos justos e afunilados;

- Blusas de decote canoa, e tomara que caia;


Triângulo

Para a mulher com o tipo físico do triângulo, o truque é fazer com que os ombros se estendam horizontalmente, chegando até a medida do quadril, ou diminuir visualmente o quadril. Este é um tipo físico bastante comum entre as brasileiras.



O que ajuda?

- Camisas ou tricôs com a cava mais caída, devem ultrapassar a linha do ombro, produzindo um efeito de alongamento;

- Calças ou saias de cores escuras, já que a cor escura emagrece; (não muito justas)

- Decote de ombro a ombro, ou seja, deixando os ombros de fora. Isso aumenta visivelmente os ombros;

- Tomara que caia é ótimo, para as que estão em forma;

- Mangas com volume;

- Blusas e camisetas coloridas;

- Saias e vestidos evasê;

- Camiseta com manga, sempre;

Importante: A altura de blazers, camisas, ou twin-set, deve ser sempre acima ou abaixo da parte mais larga do seu quadril, nunca deve cair sobre ele, isso forma uma linha horizontal, que aumenta ainda mais o quadril.

Evite

- Calça ou saia de pregas, calça de cintura baixa, que aumenta o quadril, e calça corsário, que diminui a perna e salienta o quadril anda mais. Calça muito justa também realça muito o quadril, dando a impressão de aumentá-lo.

- Calça cigarette ou stretch;

- Frente Única ou cava americana, que diminuem ainda mais os ombros;

- Calça ou saia bufante, que também aumentam o quadril;

- Regatas de alças muito finas;

- Detalhes na altura dos quadris, como: bolsas, bordados, babados, e etc..

- Minissaia curtíssima

- Cintos largos ou muito fininhos jogados nos quadris;

- Parte de cima cor escura, sendo a parte de baixo de cor clara;


Ampulheta

Esse é o tipo físico que toda mulher gostaria de ter. É o que chamamos de corpo violão. Se a mulher for do tipo físico da “Ampulheta” e for magrinha, melhor ainda, pois pode usar tudo! Mas se não for magrinha, é necessário, diminuir visualmente os quadris e seios [para não parecerem tão volumosos].





O que ajuda?

- Tops, Regatas, Frente Únicas, calças com prega ou sem prega, detalhes em qualquer parte do corpo;

- Se não tiver um busto grande, pode usar gola alta;

- Caças de corte reto e cintura baixa;

- Saias fluidas evasê, ou justa [sem exageros]

Importante: Se a pessoa for do tipo físico “Ampulheta”, mas estiver cheinha, é necessário atenção! Não esquecer que a pessoa tem cintura, logo, aproveite para explorá-la. (Veja as dicas para o tipo físico do retângulo).

Evite

- Roupas retas e sem pence, que vão transformar a pessoa num triangulo;

- Vestidos em forma de trapézio, ficam soltos no corpo e dão a sensação de criar volume na cintura e mais ainda no quadril.

- Camisas ou Blazers de ombros muito largos, pois vai deixar a pessoa com a forma do triângulo invertido;

- Gola alta, no caso das que tem muito busto, pois dá a ilusão de estarem acima do peso;

ROUPA CERTA A QUALQUER HORA

......Felizmente, a ditadura da roupa certa acabou. Hoje, você pode ir a qualquer lugar com qualquer roupa, guardadas as medidas de bom senso. O que conta é a roupa estar voltada para você mesma do que para a ocasião, ou seja, você vestir aquilo com que se sente à vontade. A roupa certa é aquela com que você se identifica.

......Por essa identificação, você vai aos poucos criando um tipo. E é esse tipo, esse toque extremamente especial e único, que pode fazer de você um mulher elegante.

Para um casamento:

......É importante lembrar que não somos nós o bolo da noiva. E que se deve deixar a ela o brilho maior. Se o casamento for simples, ou de manhã, esqueça os bordados, os tecidos brilhantes, as jóias gritantes. Prefira um bonito linho, ou um seda clara. Se for à noite, e cerimonioso, escolha um tecido mais precioso, uma seda trabalhada, um tafetá, um moiré, um crepe. Dispense chapéu e arranjos de cabeça, a não ser que se sinta realmente à vontade com eles. E não faça de seu cabelos uma catedral. Maquilagem cuidada, porém discreta, uma bonita jóia ou bijuteria. É o quanto basta.

Para ir dançar:

......Esta pode ser a roupa mais criativa, mais divertida, mais brilhante e mais louca, pois, como a dança, ela é um jogo que empenha a fantasia. Mas que a deixe livre e solta. E que seja sexy. Lembre-se de que, mais que nunca, sapatos confortáveis são fundamentais.

Para um Jantar formal:

......O "pretinho" é a grande solução. Bem cortado, de bom tecido, enfeitado por um lindo brilho - jóia ou bijuteria - , transmite sempre uma mensagem de bom gosto e correção. Mas você pode preferir outra cor, de preferência lisa. Se for alta e magra, opte pelos feitios ousados. Caso contrário, mantenha-se na linha clássica.

......Sapatos lindos, de saltos altos e finos. Uma pochete, que seja ou bem bonita, ou bem discreta.

Para um jantar informal:

......O algodão e o linho são reis. As calças estão em baixas. Mais vale uma bonita saia, com uma blusona larga. Se fizer frio, use a superposição - camisa, outra camisa, casaco. Ou então escolha entre o blazer bem estruturado ou o quimono bem mole.

Para um coquetel:

......Você pode usar o mesmo preto do jantar formal. Mas talvez seja mais divertido usar algo um pouco vistoso, um pouco brilhante, ousado. Afinal, coquetel no, Brasil, não acaba lá pelas 7 horas, como no resto do mundo - vai até as tantas da noite ou da madrugada. E, à noite, um brilho de estrela é mais que permitido.

Para receber, em sua casa:

......A anfitriã não deve estar mais elegante que as convidadas, convém, portanto, não se enfeitar muito. Se os convidados não forem muito íntimos, você pode escolher uma túnica de linho ou seda e uma calça. Se for gente mais amiga, escolha, simplesmente, uma roupa de que você gosta.

Os Detalhes Que Fazem A Elegância

O cabelo natural:

......Bem penteado, muitíssimo bem cortado. Mas sem excessivas complicações.

Os acessórios de boa qualidade:

......Tente não fazer economia nos acessórios. Lembre-se de que um bom sapato clássico dura anos. Idem uma boa bolsa. E a qualidade salta os olhos. Seu estado deve ser impecável.

O conforto:

......Se um a roupa não é confortável, se as alças caem, se é dura, se aperta, ela vai constranger seus movimentos, tolher sua naturalidade. Você será sempre mais elegante na medida em que não sentir a roupa no seu corpo.

As jóias e bijuterias:

......Servem para completar uma roupa, não para sobrepujá-la. No caso de uma exceção - uma jóia muito importante -, use-a com a roupa simplíssima, de uma só cor. E não se exceda; poucas mulheres podem cobrir-se de jóias sem parecer uma árvore de natal.

As cores:

......O branco é sempre um curinga. Idem o preto. E palmas para os dois juntos. Com eles, não há erro. As cores berrantes são difíceis de usar. As cores lisas e o ton-sur-ton são mais seguros.

A silhueta:

......Nas mudanças da moda, concentre sua atenção nos volumes- amplo embaixo, estreito em cima; ou vice-versa; onde fica a cintura; onde fica a bainha; a largura das mangas; o volume da saia. Tente seguir a silhueta; é mais difícil que acompanhar os detalhes e é ela que dá o ar imediato de atualidade.

Em caso de dúvida:

......Fique com o traje mais sóbrio.